Fazer uma viagem de baixo custo nem sempre é fácil. Envolve planejamento, pesquisa e corte de algumas despesas que julgamos desnecessárias. Uma forma muito eficaz de economizar nas viagens é recorrer à boa e velha carona. Porém, aquela imagem da pessoa na beira da estrada, com o polegar levantado e contando com a boa fé de quem passa de carro está ficando cada vez mais ultrapassada.

Atualmente, existem várias formas de conseguir – e até agendar – caronas de maneira mais segura, reduzindo os gastos com transportes e aumentando as chances de ter uma viagem mais divertida. Algumas dicas podem facilitar na busca pela carona ideal e é sobre isso que vou falar neste texto.

9 dicas essenciais para mulheres que querem viajar de carona

Imagem: Pexels

1. Carona pela internet

Existem sites, aplicativos, grupos no Facebook e grupos no WhatsApp especializados em serviços de carona. Vale lembrar que cobrar por caronas é ilegal no Brasil. O que normalmente esses sites e grupos propõem é uma ajuda de custos da viagem. Caso perceba que o valor está muito acima de uma divisão dos custos, é melhor buscar outra opção.

2. Sites e aplicativos 

Os sites, disponíveis também em aplicativos, são mais seguros e contém mais informações sobre as pessoas que oferecem caronas. Eles possuem recomendações, dados, avaliações dos usuários e costumam conectar motoristas e passageiros por meio de suas redes sociais. Você pode até deixar claro se é do tipo tagarela, que adora conversar ou se prefere fazer uma viagem mais silenciosa. Quanto mais informação, melhor.

3. Verifique as avaliações

Sempre verifique as avaliações, principalmente, feitas por mulheres. Além das referências sobre o carro e o modo de conduzir, é importante também ver se há algo sobre o comportamento do usuário.

4.  Envie as informações para conhecidos

 Sempre envie para uma pessoa próxima informações sobre a sua carona. Por exemplo, a placa do carro, nome do condutor e horário aproximado da viagem. De novo, quanto mais informação, melhor.

5. Evite falar que está sozinha

Pode ser paranoia minha, mas gosto de sutilmente “deixar escapar” que há pessoas esperando por mim no destino final e que passei os dados do condutor para outra pessoa. Tudo muito discretamente.

6. Acompanhe o GPS

Deixar o GPS do celular ligado também é uma maneira de manter-se “rastreável”. Lembrando que celulares com sistemas Apple ou Android já possuem operações de emergência, de fácil notificação em caso de perigo. Basta cadastrar seus contatos de emergência e com poucos cliques você informa seu contato de que está em perigo, pois seu GPS notifica sua localização.

7. Faça contato telefônico

Se seu celular estiver disponível para fazer ligações ou com internet, você pode também fazer contato durante a viagem para informar onde você está e qual a previsão de chegada.

8. Ajude outras manas

Avalie sua viagem! Ajude outras pessoas a encontrar suas caronas também (principalmente mulheres). Conectar boas pessoas ou livrar alguém de uma situação desagradável é sempre importante, né?

9. E a principal dica é: relaxe!

A proposta da carona, além de economizar, é conhecer pessoas. Os riscos estão em todas as situações, pois fazem parte da vida. É importante saber se proteger, mas também saber se entregar e aproveitar a oportunidade de viver uma experiência legal. Converse, pelo menos um pouco, com as pessoas do carro, para saber mais sobre elas e trocar experiências. Aproveite que estão indo para o mesmo lugar, quem sabe surge uma amizade e uma ótima companhia para a viagem.

 

Faça um comentário