Brasília, a capital do nosso país, é um avião dentro de um quadradinho no meio do enorme cerrado. Quem pensa que em Brasília só tem político e funcionário público, está muito enganado! Mas então, o que tem em Brasília, afinal? Vamos lá.

É uma cidade grande, com mais de três milhões de habitantes. E como toda cidade grande, Brasília tem seus problemas, como engarrafamentos em horário de pico, transporte público lotado e, infelizmente, uma onda de violência crescente, principalmente assaltos. Ô lugarzinho para ter assalto! E os preços? É sem dúvida alguma uma das cidades mais caras do país! Tem passagens de ônibus a 5 reais para um percurso de menos de 20 minutos.

 Será que Brasília tem algo de bom, então?

 

Imagem: Danielle Klier / acervo pessoal

Sim! Claro que sim! Vamos começar com o céu. Pode parecer exagero, mas Brasília tem o céu mais azul e as nuvens mais branquinhas que você verá. Ver o nascer ou o pôr do sol à beira do Lago Paranoá é algo para se lembrar. Aliás, o Lago Paranoá é bastante movimentado! Em vários pontos do lago podemos fazer stand up paddle, andar de pedalinho ou simplesmente nadar.

Nós também possuímos um dos maiores parques urbanos da América latina, o Parque da Cidade. É um excelente lugar para fazer piqueniques, andar de bicicleta, correr, passar o dia em família e ainda recebe os mais diversos eventos. E lá dentro fica o Nicolândia, o parque de diversões que, em 2014, ganhou uma nova roda gigante com 40 metros de altura.

Brasília também é conhecida por sua rica cultura. A Torre de TV conta com uma feira onde podemos comprar lembrancinhas e comer comidas típicas de várias regiões. Há museus de sobra, como o Museu Nacional, o Memorial dos Povos Indígenas, o Memorial JK e o CCBB, que recebe as mais diversas exposições de fotografia e artes no geral. Temos também um planetário e o Estádio Mané Garrincha, que recebe shows nacionais e internacionais.

Mas nossa maior joia é o Cine Drive-In, o único do Brasil e possui a maior tela da América latina. Ainda não se convenceu? Brasília está bem no meio do cerrado, o que significa que em cada fim de semana há uma cachoeira para explorar a poucos quilômetros de distância daqui.

O Parque Nacional, área de preservação ambiental, ganhou três novas trilhas: a maior delas impossível de terminar em um dia só. Também ficamos próximos à cidades históricas como Pirenópolis e Cavalcante, em GO. Brasília também é uma cidade organizada, com tudo separado por setores. Tem o setor hoteleiro, setor hospitalar, setor de diversões, setor de oficinas e por aí vai. E aqui ainda se respeita a faixa de pedestres.

Não é a toa que fomos escolhidos para sermos a capital do país. Brasília é uma cidade que ainda vale a pena viver!

Saiba mais sobre morar em Brasília no vídeo do canal das Irmonstras

 

Faça um comentário