Comecei a viajar sozinha aos 14 anos de idade, quando ia visitar os amigos que eu tinha feito em um acampamento de férias. Eu sempre fui aquela que morava longe. Esse hábito de fazer amigos longe da minha cidade se multiplicou quando comecei a usar mais a internet, os famosos amigos virtuais (kkk ainda se usa esse termo?).

Sendo assim, na minha cabeça, eu não estava indo viajar sozinha, estava indo encontrar meus amigos.  Mas, todo o processo de entrar num ônibus/avião sozinha moldou em mim a pessoa que eu precisava ser aos 30 anos, que viaja mesmo não tendo ninguém me esperando no destino que escolhi ir.

Uma dica: se você tem medo de viajar sozinha, por que não começar a viajar para visitar os amigos que moram longe? Voltei a fazer isso ano passado e visitei a Thayna em Buenos Aires, a Carla em Nova Iorque e a Natália na Espanha. Todas amigas de infância.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Para perder o medo de ir só, o fato de ter alguém te esperando te deixa mais confortável com a situação… Depois disso a gente parte pro nível II de fazer amigos por aí: os virtuais! E eu vou te ajudar a achar alguns amigos que moram longe.

Saiba como encontrar companhia para viajar

  • Grupos de Facebook

Existem inúmeros grupos de Facebook nos quais a gente pode entrar e fazer amizades por lá, e não necessariamente sobre viagem, mas sobre coisas em comum que a gente gosta. Vai criando uma atmosfera de amizade e troca de ideias muito grande! Muitos desses grupos migram pro Whatsapp e aí que os laços se fortalecem. Já fechamos viagens juntos, tudo por grupo!

Imagem: Rebecca Cirino / acervo pessoal

  • Instagram

Eu sou usuária hard do Instagram.  Para mim, é a melhor rede social. Sendo assim, a interação lá ficou muito mais ativa e fácil. Acabei conhecendo muitas pessoas de várias partes do mundo e que me fizeram ir lá visitá-las de tão forte que ficou a nossa ligação. Uma viagem que eu faria sozinha, não se tornou sozinha. Em Seattle as meninas foram praticamente umas mães para mim! Nos encontramos praticamente todos os dias e foi ótimo!

Imagem: Rebecca Cirino / acervo pessoal

Como faz? Segue uma galera interessante, busca pelas hashtags que vocês se identificam, participa do feed dessas pessoas, assiste uns stories, interage! Ninguém está falando pra você forçar a amizade hahaha, mas naturalmente uma amizade pode nascer dali. Ou até um contato de trabalho, parceria… Gente, a internet é um mundo de oportunidades!

  • Couchsurfing

Essa plataforma é famosa por oferecer hospedagem gratuita para viajantes em casas de pessoas comuns,  porém muita gente ainda tem medo de usá-la. Eu nunca usei para ficar na casa de ninguém, mas já usei DEMAIS para conhecer pessoas e essas pessoas se tornaram minhas amigas após nossos encontros e com isso surgiram mais oportunidades de visitá-las de novo. Foi assim que eu conheci a Carol em Berlim e nos encontramos novamente em Copenhagen em uma viagem solo que fiz, mas que em determinadas cidades encontrei uma companhia das boas!

  • Tinder

Sim! Eu já fiz amigos usando o Tinder. Eu juro! Às vezes o cara é tão legal, mas a gente vê que a coisa não bateu e acaba se tornando amigo, sem falar que eu usava muito o Tinder quando morava fora e me ajudou para caramba a desenvolver meu francês. Já encontrei um cara que tinha morado no Brasil e estava desaprendendo o português e a gente marcou um café, nos conhecemos, praticamos o português e depois eu sai com os amigos dele!

Imagem: Rebecca Cirino / acervo pessoal

Mesmo sendo uma pessoa tímida, eu consegui desenvolver algumas amizades pela internet e também, eventualmente, alguém que eu conheço está indo morar longe. Então se você está procurando um empurrãozinho para viajar sozinha, começa enganando a sua cabeça dizendo: eu não estou indo sozinha, estou indo encontrar minha amiga. Você vai ver, daqui a pouco você não estará indo encontrar ninguém a não ser você mesmo!

Faça um comentário