Ao longo dos últimos tempos, tenho observado em grupos de mulheres viajantes algumas dúvidas sobre se é realmente seguro viajar sozinha de ônibus. Tenho viajado muito sozinha de ônibus pelo Brasil (meu marco histórico foi passar dois dias em um ônibus) e o que posso dizer é que nunca me passou nada, e que minhas andanças pelas estradas brasileiras me ensinaram diversas coisas.

Contudo, o fato de nada ter acontecido comigo não garante que viajar de ônibus sozinha é 100% seguro. Sabemos que vivemos em uma sociedade insegura para as mulheres. No entanto, não acho que devemos deixar o medo nos impedir de fazer isso.

Apesar do medo, eu vou. Todavia, para ir, infelizmente, tento tomar diversas medidas de precaução durante minhas viagens. Neste texto, decidi compartilhar algumas das medidas que tomo e que podem ser úteis para mulheres que possuem medo de viajar sozinha de ônibus.

5 dicas de segurança quem vai viajar sozinha de ônibus

On the road. Imagem: Nathalia Marques / acervo pessoal
  1. Escolha um assento próximo do motorista

Essa dica quem me passou foi a Fabiana Araújo, chefe de redação do M pelo Mundo. Escolher um assento próximo do motorista é uma boa opção, pois proporciona uma sensação de segurança. Além disso, pude perceber que os assentos próximos do motorista são os preferidos dos viajantes, ou seja, a chance de ter mais pessoas ocupando os bancos próximos do seu aumenta. Com isso, caso algo aconteça, fica mais fácil pedir ajuda.

  1. Cuidado ao descer em paradas de madrugada

Eu tenho uma regra e ela é a seguinte: após as 22 hs eu prefiro não descer nas paradas. Há diversos motivos para eu seguir essa “regra”. Acontece que,  geralmente, as pessoas já estão dormindo após esse horário. Desta forma, poucas acabam descendo. Além disso, essas paradas costumam ser vazias. Prefiro dispensar.

  1. Fique atenta aos seus pertences

Tome conta das suas coisas. Se for descer em alguma parada, leve sua bolsa com os pertences importantes para você. Não dê bobeira, pois sempre há a chance de encontrar um batedor de carteira por aí.

  1. Dê preferência para ônibus com chegada na parte da manhã ou tarde

Outra regra que sigo é não pegar ônibus com chegada no período da noite. Normalmente, as rodoviárias já estão vazias nesse horário.Por isso, indico que você priorize comprar passagem com ônibus que terão chegada no período da manhã ou tarde. Para saber o horário de chegada, é só olhar no site da companhia ou perguntar para o atendente no momento de comprar a passagem.

  1. Dica extra: algumas companhias possuem assentos exclusivos para mulheres que viajam sozinhas

Viajando por este Brasil descobri que algumas companhias oferecem assentos exclusivos para mulheres que viajam sozinhas. Acho terrível que tenhamos chegado a este ponto de ter que separar mulheres de um espaço simplesmente porque homem não sabe o que é respeito. Todavia, se há a opção, por que não, né? Com toda certeza, uma mulher se sentirá mais segura em viajar ao lado de outras mulheres. Algumas companhias que oferecem esse serviço são: Viação Garcia, Brasil Sul, Ecatur e Santo Anjo.

Essas são algumas das minhas dicas para viajar sozinha de ônibus. Você tem alguma e quer compartilhar? Deixa nos comentários!