Por Fabiana Araújo e Danielle Klier

Não é nenhuma novidade que muitas mulheres sentem medo quando o assunto é viajar sozinha. Claro que essa insegurança é totalmente compreensível, pois o mundo, infelizmente, ainda é um lugar hostil para as mulheres. Mas, nossa intenção é sempre motivar, e por isso listamos 5 cidades para viajar sozinha no Brasil, às quais já visitamos e consideramos seguras (mas, sempre alerta).

Confira alguns destinos para viajar sozinha no Brasil

Pipa – Rio Grande do Norte

Imagem: Fabiana Araújo, em Pipa (acervo pessoal)

Localizada no município de Tibau do Sul, a Praia de Pipa é um vilarejo com belas praias, gastronomia de vários lugares do mundo e fluxo intenso de viajantes. A Baía dos Golfinhos, onde é possível ver golfinhos “surfando” a meio metro de distância, é considerada uma das praias mais bonitas do Brasil.

Na Praia do Amor, quando a maré está baixa (cuidado com a maré alta!), é possível se refrescar nas piscininhas que se formam. À noite, há vários restaurantes na rua principal de Pipa para você se deliciar.

Também há ótimas opções para tomar uma cerveja ou para dançar (desde forró até uma salsa) antes de “descer” para a boate (se for a sua vibe). Todos esses passeios podem ser feitos tranquilamente a pé e, se hospedando perto da rua principal, pode-se voltar à noite ou de madrugada sozinha.

Dica de hospedagem: Pipa Hostel.

Ouro Preto – Minas Gerais

Ouro Preto. Imagem: Fabiana Araújo / acervo pessoal

Ouro Preto, que fica a apenas 96km da capital, Belo Horizonte, é uma cidade histórica na qual também se é possível fazer tudo a pé. Famosa por sua arquitetura colonial, a cidade está cheia de museus e igrejas monumentais. Até a rodoviária tem o seu charme arquitetônico. Minha estadia por lá foi rápida, já que  eu estava de passagem, pois vinha de um congresso e precisava retornar no outro dia para minha cidade, mas arrisco dizer que conhecei quase tudo em apenas um dia.

Florianópolis – Santa Catarina

Trilha da Costa da Lagoa. Imagem: Fabiana Araújo / acervo pessoal

Floripa, a famosa Ilha da Magia, é uma cidade linda. Não me crucifiquem, mas acho mais bonita que o Rio. Corre o risco de você não querer ir embora ou largar tudo e voltar para morar lá. Acontece. Dessa vez estou falando de uma capital, então nem tudo dá para fazer a pé, mas como o transporte coletivo é integrado com os terminais, você não precisa se preocupar com carro, por exemplo.

Minha dica é se hospedar na Lagoa da Conceição, pois você estará próxima da Praia Mole, Praia e Dunas da Joaquina, Costa da Lagoa e também Barra da Lagoa. No terminal da Lagoa (TILAG)  o ônibus te leva para o terminal do TICEN, no centro da cidade, onde se pode conhecer o Mercado Público e a Praça XV de Novembro, famosa por sua figueira centenária.

Dica de hospedagem: Sunset Backpackers.

Pirenópolis, Góias 

 Uma deliciosa cidadezinha histórica a duas horas de Brasília, Pirenópolis possui diversas cachoeiras lindíssimas que não se encontra em outro lugar que não no cerrado. Possui dezenas de restaurantes com o melhor da culinária goiana, pousadas ideais para relaxar, áreas de camping e trilhas para os aventureiros; além de várias lojinhas com produtos artesanais para passar a tarde fazendo compras.
 

Campos do Jordão , São Paulo

Foto: Wikicommons/Divulgação

 Campos do Jordão é conhecida por ser um destino bem procurado por casais, mas também é um excelente destino para viajantes solas. Com estilo europeu e forte influência alemã, a cidade conta com inúmeros restaurantes com comidas tipicamente alemãs (além de outros tipos), bares com cervejas artesanais e importadas e fondues deliciosos para nos esbaldarmos durante o frio.

  Há também uma galeria chamada Vila Capivari, onde podemos comprar produtos de excelente qualidade, como roupas e sapatos, além de comidas e doces feitos na região. Os passeios de bondinho e teleférico são mais uma atração que não podemos perder ao passar por lá.

 Curtiu as dicas? Esperamos que sim. Caso queria recomendar outros destinos nacionais para viajar sozinha, é só comentar aqui no texto. 

Faça um comentário