Viver sem um telefone celular não é mais uma opção hoje em dia, mas em se tratando de China, o buraco é bem mais em baixo, como a minha vó costumava dizer. Aqui tudo é feito por meio de apps e a sua vida pode se tornar bem mais fácil se você souber quais são os aplicativos para visitar a ChinaAí vão algumas dicas para quem está vindo a passeio ou para morar por essas bandas.

Antes disso, devo lembrar que sou usuária de Android, logo todos os apps listados aqui estão disponíveis para este sistema operacional. Existem algumas outras opções disponíveis apenas para IOS, mas não tenho como falar sobre elas.

Lista de aplicativos para visitar a China

WeChat

Se no Brasil o WhatsApp reina praticamente absoluto como aplicativo para troca de mensagens, por aqui esse posto é do WeChat. Ao conhecer pessoas locais, elas vão certamente pedir para adicionar você lá, então se você pretende fazer amigos chineses, baixe esse aplicativo. Mas engana-se quem pensa que o WeChat é só isso.

Ele também funciona como um Facebook, no qual você posta o que tiver vontade em uma timeline e fica de olho no que os seus amigos estão fazendo, além de possuir outras funcionalidades como pagamento de contas, recarga de celular, compra de passagens de trem, aluguel de bicicletas compartilhadas e pagamento eletrônico.

Infelizmente, a maior parte desses serviços só está disponível para quem tem conta num banco loca. Mas pelo menos já vai dar para manter contato com os novos coleguinhas.

Com

Já que você não vai conseguir comprar as suas passagens de trem e de avião para trajetos dentro da China pelo WeChat porque você é turista, esse é o aplicativo que vai resolver os seus problemas. Através dele você consegue comprar passagens e reservar hotéis pagando com cartão internacional. É verdade que é preciso pagar uma pequena taxa pelo serviço, mas é válido por você conseguir fazer suas compras com antecedência e pelo aplicativo ser em inglês.

Google Tradutor

A não ser que você seja fluente em mandarim, aconselho fortemente que instale um aplicativo de tradução, e o do Google é o melhor. E, não se preocupe com o bloqueio da internet, já que você pode baixar os pacotes de cada língua individualmente para usar offline. É só fazer o download do app e do idioma desejado antes de chegar por aqui.

Me

Se no quesito tradutor o Google ainda te dá uma mão, quando o assunto é localização a coisa fica um pouco mais complicada. O famoso Google Maps só funciona com o uso de um VPN e mesmo assim, alguns mapas são meio ruins. O Maps.Me não só funciona bem como permite que você baixe os mapas e os utilize offline, sem gastar seus dados nem depender de wifi.

MetroMan

Como o sistema de metrô das cidades grandes tem muitas  estações (muitas mesmo) e você provavelmente não está contando com o Google Maps para te dizer como chegar onde você deseja ir, essa é a sua salvação.

O app te dá todas as possíveis rotas para ir de uma estação de metrô a outra, sinalizando horários, tempo de deslocamento e trocas entre linhas. É super fácil de usar, funciona offline, tem informações sobre as principais cidades da China, e também tem mapas que funcionam com o seu GPS.

DiDi

Se transporte público não é muito a sua e você pretendia andar de Uber para cima e para baixo, lamento informar que não será possível. Eles até tentaram, mas a Uber não conseguiu emplacar por aqui e a algum tempo desistiu das terras chinesas onde quem manda é a DiDi.

O serviço funciona de forma similar e recentemente a versão em inglês foi lançada para o alívio dos estrangeiros. E como você pode cadastrar o seu cartão de crédito internacional, turistas também conseguem usar o app sem problemas.

VPN

Já comentei sobre esse assunto em outros posts sobre a China, mas sempre é bom reforçar. Aqui vários sites e apps que estamos acostumados a usar no nosso dia a dia são bloqueados. Então, se você pretende continuar a trocar mensagens com a sua família pelo Whatsapp e postar todas as fotos incríveis da sua viagem no Instagram, vai ter que usar um VPN.

Existem diversas opções: gratuitas ou pagas. O ideal é que você faça uma pesquisa pouco antes de viajar para ver qual está funcionando bem e fazer o download antes de chegar na China.

Aplicativos para morar na China

Além de todos esses que eu já citei, existem outros aplicativos que serão bastante úteis para quem está vindo morar na China.

Alipay

Esse é um aplicativo que resolve praticamente tudo na sua vida por aqui. Carregar celular, pagar contas de luz e água, comprar passagem de trem ou avião, pagar por um sorvete, transferir dinheiro para alguém; tudo pode ser feito pelo Alipay.

É normal que você conecte a sua conta do Alipay com outros aplicativos e sistemas eletrônicos de pagamento, então ele também acaba ajudando a centralizar essas informações e te dá uma ideia melhor de como você está gastando o seu dinheiro.

Ziroom

Na hora de procurar um lugar para morar, o Ziroom é surpreendente. Você pode procurar apartamentos diretamente por ele, filtrando a busca por bairro, preço e até metragem. Depois de contactar um agente, visitar os apartamentos e fechar o contrato, você continua utilizando o app para pagar o aluguel, marcar visitas de manutenção e avaliar o serviço recebido.

O melhor de tudo é que todos os apartamentos listados passam por uma reforma antes de serem colocados na plataforma e a mobília é sempre nova e padronizada. Infelizmente, esse aplicativo é todo em chinês, logo se você não domina o idioma vai precisar de ajuda, mas uma versão em inglês está sendo desenvolvida.

Também é válido mencionar que a minha experiência com o Ziroom foi em Beijing. Não sei se o serviço está disponível em todas a cidades da China, mas é possível usá-lo também em Shanghai.

Airvisual

A poluição do ar na China é algo que merece atenção. É importante saber quando é necessário usar máscara de proteção e quando evitar atividades ao ar livre. O Airvisual te dá todas essas informações de forma completa e fácil de ser entendida.

Eleme

Bateu uma fome e você está sem saco de fazer mímica no restaurante? Esse é o melhor aplicativo de delivery de comida da China e está disponível em mais de 2.000 cidades. Apesar de o app estar em chinês, é fácil de decidir o que comer baseando-se nas fotos dos pratos. Você só vai precisar de ajuda na hora de fazer o cadastro e colocar o seu endereço em chinês.

E esteja preparado para receber uma ligação do entregador, que obviamente não fala inglês. É que de vez em quando eles se perdem no caminho, mas a comida sempre chega!

Taobao

O Taobao é o maior site de compras da China e deixa o AliExpress no chinelo. Nele você consegue comprar tudo que passar pela sua cabeça, de coisas para casa a bichos de estimação. Mesmo o app estando em chinês, é possível fazer pesquisas com termos em inglês ou por imagens.

Mais uma vez, talvez você precise de ajuda para fazer o cadastro e colocar seu endereço, mas depois disso é bem fácil de usar. A entrega costuma ser bem rápida e você não precisa se preocupar com sua encomenda presa em Curitiba.

Curtiu as dicas de aplicativos para visitar a China? Compartilhe este textos em suas redes sociais!

Faça um comentário