Quem nunca pensou em morar, por um tempo, em outro país, viver novas experiências ou explorar algum idioma e cultura diferente? É provável que boa parte das pessoas já cogitaram a possibilidade em algum momento da vida. Isso acontece por diversos motivos como: aprender um novo idioma; fazer um programa educacional para contar no currículo; ter uma experiência profissional internacional (seja trabalhando ou estagiando); fazer trabalho voluntário ou pesquisas.

Independente do motivo, creio que vivenciar experiências em algum outro país sempre é agregador. Isso tanto para o pessoal quanto para o profissional, pois amplia sua visão de mundo; aumenta o seu autoconhecimento; lhe  ensina a lidar sozinha com várias situações; a não depender dos outros; a tomar decisões; a respeitar as diferenças; resolver problemas; ser mais disciplinado etc.

Contudo, há sempre muitas dúvidas. Quando o assunto é intercâmbio, uma delas é se isso será realmente efetivo para o currículo. Por isso, selecionamos os prós e contras. Confira!

Prós

O intercâmbio pode ser visto com bons olhos pelo mundo corporativo pelas seguintes razões:

1.Para os que estão iniciando suas carreiras, e que não têm muito para mostrar no currículo, pode ser um ponto positivo e tanto. Isso porque as empresas vão entender que você é uma pessoa curiosa, corajosa e que não teme em sair da zona de conforto.

 

2.Você irá adquirir fluência em um outro idioma, o que fará uma grande diferença nos processos seletivos. Em muitos casos, saber mais de um idioma é fator decisivo na contratação. Principalmente em empresas multinacionais, empresas que expandiram suas atividades internacionalmente ou que planejam essa expansão.

3.Aumentará seu networking; uma vez que você provavelmente conhecerá pessoas de diferentes nacionalidades. Para quem sonha em construir uma carreira internacional, o intercâmbio é uma ótima oportunidade de ampliar seus contatos.

4.Estará mais aberto ao novo e terá uma visão maior. Isso fará você estimular a criatividade e pensamentos inovadores.

5.Será mais independente, proativa e disciplinada. O intercâmbio também torna a pessoa mais segura e imediatista em suas decisões, desafios e soluções de problemas.

6.Se tornará mais flexível, dinâmico e adepto as mudanças. Essas características são extremamente importantes. Principalmente devido a revolução tecnológica que vivenciamos e as incertezas.

7.Terá um melhor relacionamento, respeitando as opiniões e diferenças dos outros colaboradores; uma vez que você teve que se relacionar com pessoas de diferentes visões de mundo.

8.Aumentará sua capacidade de empatia, por ter uma visão mais ampla adquirida durante o intercâmbio (especialmente naqueles que envolvem trabalhos voluntários). Você conseguirá se colocar no lugar do outro mais facilmente.

9. Se a sua intenção é ir através de algum Programa Universitário ou Profissionalizante, o intercâmbio é ainda mais relevante para o currículo, uma vez que inúmeras empresas se tornam parceiras das universidades visando contratar seus alunos.

Contras

1.Talvez você até encontrará recrutadores que não te contratem devido ao fato de você ter feito um intercâmbio. Isso pode acontecer seja por preconceito ou por achar que talvez você possa vir a querer ir morar fora novamente.

Porém, acho que esse fato é minoria, pois uma pessoa que se abriu ao novo e conseguiu se virar dentro de inúmeras situações pode ter muito a agregar a uma empresa no mundo globalizado. E bom, pensando bem, de qualquer forma, você também não iria gostar de trabalhar em uma empresa com essa mentalidade, né?

2.O tempo que você ficou sem trabalhar pode ser questionado. Por exemplo, supondo que você passou um ano fazendo intercâmbio, a/o recrutador irá questionar sua ausência no mercado de trabalho. No entanto, você pode argumentar que estava ausente para aperfeiçoamento profissional, por exemplo.

Diante dos prós e contras, é possível concluir que, sim, fazer intercâmbio é bom para o currículo. Então, arrume as malas e escolha algum canto deste mundão para chamar de casa por algum tempo.

Faça um comentário