Quando comecei a me aventurar por este mundão, eu tinha medo de esquecer as coisas que estava vivendo. Eu ficava pensando como seria quando o tempo passasse e eu não me lembrasse dos detalhes que naquele momento me faziam arrepiar.

Eu queria poder fechar os olhos em qualquer momento da minha futura vida e me lembrar de cada coisinha pequena que fazia eu me sentir tão grande naqueles instantes. Aí eu comecei a escrever. Transformando minhas histórias e cada pessoa que cruzava minha vida em palavra escrita.

Mas é claro que já nos primeiros textos eu entendi que a gente tem que confiar na memória e nas sensações que ela é capaz de nos trazer. Tinha coisas que, ao escrever, perdiam o encanto. E não porque eu não dava o devido fervor na escrita, mas porque tem coisas que a gente só pode viver.

Pensando nisso, relaxei. No entanto, isso não me impediu de continuar escrevendo quando e nem de ler e procurar frases que invocam memórias lindas e que me dão sonhos para o futuro. Compartilho com vocês uma seleção de frases que me fazem consciente deste meu desejo de nunca parar de ver, entender e sentir o mundo. Espero que vocês gostem!

#1

“Uma terra é nossa como uma pessoa nos pode pertencer: sem nunca dela tomarmos posse.” (Mia Couto em Antes de Nascer o Dia)

Li essa frase no meu intercâmbio em Portugal. A Terrinha já parecia minha e esse livro foi um tapa na cara. Lembro que ao ler essa frase me arrepiei porque eu finalmente tinha entendido: o mundo não era meu, mas era eu quem pertencia a ele.

#2

“Conheça a sua própria felicidade”. (Jane Austen)

Tem maneira mais linda de se conhecer enquanto você atravessa fronteiras e é só você e o mundo? Permita-se.

#3

“Os únicos que me interessam são os loucos, aqueles que são loucos por viver, loucos por falar, desejosos de tudo ao mesmo tempo, os que nunca bocejam nem dizem coisas do senso comum […], mas queimam, queimam, queimam como velas romanas pela noite”. (Jack Kerouac – Pé na Estrada / tradução livre – manuscrito original)

Quando viajamos – ainda mais quando estamos sozinhas – temos tempo para observar e conhecer pessoas. Afinal, socializar também é uma parte super importante de uma viagem. E, por isso, trocar ideias com viajantes acende uma luz no coração. Você encontra pessoas que não se contentam com apenas com sobreviver ao mundo, elas querem viver com toda a dor, a alegria e as loucuras que só este mundo nos permite sentir.

#4

“Nada atrás de mim, tudo à minha frente, como acontece sempre na estrada.” (Jack Kerouac – Pé na Estrada / tradução livre manuscrito original).

Toda vez que eu viajo eu penso nessa frase. Existe liberdade maior?

#5

Paris é sempre uma boa ideia” (Audrey Hepburn no filme Sabrina)

Acredite, é mesmo.

+ 5 frases sobre viajar sozinha que vão fazer você refletir

#6

“Um dia é preciso parar de sonhar e, de algum modo, partir.” (Amyr Klink)

#7

“Viajar. A melhor forma de se perder e de se encontrar ao mesmo tempo.” (Brenna Smith)

#8

“Liberdade de voar num horizonte qualquer, liberdade de pousar onde o coração quiser.” (Cecília Meirelles)

#9

“Dizem que tenho lá meus exageros, que não sou realista. Mas veja bem: o mundo é tão grande pra se ver minimalista.” (Clarice Freire)

#10

“O caminho é o que importa, não o seu fim. Se viajar depressa demais, vai perder aquilo que o fez viajar.” (Louis L’Amour)

Curtiu as frases sobre viajar sozinha? Qual a sua favorita? Deixa nos comentários.

Faça um comentário