Normalmente, quando viajamos para outro país, pela primeira vez, nos vemos cercadas de coisas novas e diferentes do que estamos acostumadas. Descobrir o novo é maravilhoso. No entanto, a falta de informação faz com que a gente passe por diversas saias justas e até mesmo nos impede de curtir melhor a viagem.

Passei 32 dias no Chile e por falta de determinadas informações enfrentar certos “perrengues”. Por isso, decidi listar, neste texto, 10 informações que eu gostaria de saber antes de ter viajado para o Chile e que, provavelmente, lhe ajudará.  

1- Saber como funciona a moeda chilena é muito importante. Hoje, um real vale 188 pesos chilenos. Você pode pensar que isso é muito. No entanto, 188 pesos no Chile não é quase nada. Então, é importante fazer uma pesquisa de preços antes da sua viagem para que você não passe nenhum perrengue por falta de dinheiro.

2- Esteja certa de como chegar onde você quer ir, pois se depender de pedir informações nas ruas você estará literalmente perdida. Os chilenos não são bons para dar informações – cada um vai dizer uma direção e no fim você ficará super confusa, rs.

3- Não se assuste com o atendimento nos comércios. A cara emburrada e a pouca atenção é muito normal. Não, eles não têm nada contra você, é só o jeito deles mesmos. No entanto, não se engane, os chilenos são pessoas maravilhosas!

4- Apesar do péssimo atendimento, dar gorjeta é um hábito muito comum para atendentes de bares, restaurantes e também para empacotadores de supermercados.

5- Deixe, um pouco, da paranoia de segurança no Brasil. O Chile possui um dos menores índices de criminalidade na América Latina. Claro que isso não impede que algo aconteça. Ter cuidado é essencial, mas viver com medo e paranoia irá prejudicar sua viagem. 

6- O sistema de transporte em Santiago funciona muito bem. Você vai precisar comprar um bilhete chamado BIP. Com o cartão, você consegue passar no metrô e ônibus e fazer integração gratuita entre os dois transportes.

7- Uma das coisas que provavelmente você vai comprar bastante no Chile é água. Acontece que a água de lá, para nós brasileiras, é muito salgada devido ao alto índice de minerais.

8- Se você arranha um espanhol ou fala fluentemente poderá estranhar um pouco o espanhol no Chile. Isso porque, os chilenos usam muitas gírias e algumas palavras são apenas utilizadas no país como cachái, po, weon.

9- Não beba bebidas alcoólicas nas ruas, pois é proibido e pode ser punido com multa. Beber na praia também não é permitido.

10- Chile é um país muito conservador e como consequência muito machista. Os assédios nas ruas são corriqueiros. Assim como no Brasil, não exite em chamar a polícia. 

 

 

 

Faça um comentário