Dicas para tornar sua viagem a São Thomé das Letras inesquecível

São Thomé das Letras, em Minas Gerais, é um destino para quem não tem pressa. Vá com o coração aberto, sem tentar se adequar ao tempo do relógio e permita-se outras formas de sentir o tempo. A cidade é um espaço para você relaxar de verdade! Esqueça as malas grandes de rodinhas, salto alto e maquiagem, pois o lugar é mais pé no chão e a maior parte do tempo você passará de tênis ou descalça nas cachoeiras.

Separe algumas coisas para tornar os seus passeios melhores como uma mochila pequena, a famosa mochila de ataque de trilhas.  Nesta, dedique-se apenas ao essencial: lanchinhos, toalha de secagem rápida, protetor solar, repelente, óculos escuros e água. A mochila tem que ser leve para não te incomodar durante as trilhas. Não deixe de levar comida, pois não encontrará onde comprar e nem onde abastecer sua garrafinha. Quando dei um pulo em São Thomé, vi apenas uma bica de água potável no caminho.

Saiba o que fazer em São Thomé das Letras

Pelas ruas de pedra, você vai se deparar com muitos turistas em diálogo com a região que se caracteriza pela galera hippie e roqueira circulando. Por lá, tem muitos barzinhos com banda de rock ao vivo. Um lugar que fomos, que tinha uma banda bacana, ficava no começo da subida para o Cruzeiro. Ali ouvimos a Choco Freaks e valeu muito pena.

Aproveite para curtir o visual das montanhas, os famosos mares de morros na Mata Atlântica, em um mirante. A cidade dispõe de muitos! Os mais conhecidos são a Pirâmide, a Pedra da Bruxa, o Cruzeiro e o Mirante. Porém, você consegue encontrar outros lugares pelo caminho. Durante a viagem, parei para ver o pôr do sol em um mirante na entrada da cidade, em meio à estrada, e indico que façam o mesmo, pois não vão se arrepender.

Quando o assunto é hospedagem recomendo a pousada Além da Lenda, localizada próximo ao centro da cidade e do parque estadual. O local é um ótimo refúgio e seu grande diferencial é o contato direto com as pessoas que trabalham ali. Com isso, você consegue acompanhar todo o processo de cuidado e conhecer pessoas incríveis. (Clique aqui para saber mais sobre a Pousada Além da Lenda).

Informações

De ônibus saindo de São Paulo: trajeto realizado pela viação Santa Cruz

Ida SP-STL: sexta às 23h30

Volta STL-SP: domingo a 00:30

Duração de cerca de 6 horas de viagem
De carro saindo de São Paulo (355 Km) – BR 381 sentido Belo Horizonte, passando por Careaçu, São Gonçalo do Sapucaí entrada para Campanha, virando à direita na BR 491 para Três Corações e à direita na MG 167 para Bento de Abade. Após 25 Km, virar à direita, percorrendo 18 km até São Tomé das Letras.

Thaís Carneiro
Historiadora. Uma feminista que ama viajar e busca encorajar mulheres a fazerem o mesmo. Criadora do projeto Mulheres Viajantes que visa o empoderamento feminino através da publicação semanal de relatos de mulheres que viajam sozinhas e/ou entre amigas e do Mulheres Viajantes vai às ruas, que propõe o encontro destas
mulheres para discutir questões caras às mesmas.
Faça um comentário

Aviso

A reprodução total ou parcial do conteúdo publicado no M pelo Mundo, sem a autorização do site, é proibida pela Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.