Roteiro de dois dias na cidade de São Paulo

Avenida Paulista. Foto : José Cordeiro / SPTuris

São Paulo é uma das cidades mais encantadoras que já conheci! Há possibilidades e opções para todos os interesses. A cidade está em constante mudança e você sempre se beneficia dessas transformações.

Cada vez mais a população está tomando conta da cidade e eventos ao ar livre estão se tornando mais comuns, o que faz com que você se interesse cada vez mais em ficar por aqui. O carnaval, por exemplo, se tornou um atrativo turístico incrível!

Por isso, se você está pensando em passar uns dias por São Paulo, o que não faltam são opções de passeios. Desta forma, aqui vão algumas indicações de lugares para quem vai passar dois dias na cidade.

 Proposta de roteiro na cidade de São Paulo 

Dia 01 – Centro novo: Parque Trianon > MASP > Mirante 9 de julho > Casa das Rosas

Dia 02 – Centro velho: Galeria Metrópole > Biblioteca Mário de Andrade > Praça Roosevelt > Restaurante Nutrisom

Dia 1

No seu primeiro dia, você explorará o chamado centro novo da cidade de São Paulo. A Avenida Paulista, o coração financeiro da cidade, é onde tudo acontece e é nessa avenida que estão as nossas atrações!

Parque Trianon

Parque Trianon. Foto: Caio Pimenta/SPTuris.

O Parque Trianon é um ponto de respiro verde em meio à movimentada Avenida Paulista. Ali é um espaço delicioso para caminhar e ficar tranquila em uma tarde ou por onde começar o seu dia. Não deixem de visitar esse parque centenário.

MASP

Museu de Arte de São Paulo (MASP). Foto: Jose Cordeiro/ SPTuris.

O Museu de Arte de São Paulo é um dos lugares mais icônicos da cidade. É ali que tudo acontece! A arquitetura é incrível. No vão livre do MASP, sempre rola algum evento. Aos domingos, temos uma tradicional feira de antiguidade.  

 

Mirante 9 de julho

Mirante 9 de julho / divulgação

Atrás do MASP, fica o Mirante 9 de julho, um espaço que existe há décadas e ficou vinte anos desativado. Desde 2015, o Mirante está de volta e com uma programação super bacana com cineclube, happy hour e apresentações musicais. Para comer, você pode recorrer ao Isso é Café e ao Mercado Efêmero. Este, conta com um rodízio bimestral de restaurantes delícias que cuidam do cardápio. Algo bacana é que todos têm uma parte do cardápio para vegetarianos.

 

Casa das Rosas

Foto: Jose Cordeiro/SPTuris

Anteriormente, casa do poeta concretista Haroldo de Campos, a Casa das Rosas se tornou um dos centros culturais mais especiais da cidade. Dedicado à poesia e à literatura, é possível fazer cursos, assistir peças de teatro, acompanhar exposições e saraus.

Dia 2

Para o segundo dia, o roteiro é pensando para explorar o centro velho e curtir um pouco a cena jovem da cidade. Assim, listei alguns espaços públicos que a galera costuma ocupar e um restaurante delícia!

 

Galeria Metrópole

A Galeria Metrópole é um espaço que a galera mais descolada da cidade costuma ir. Você encontra vários restaurantes, bares e baladinhas. Como é uma galeria de lojas, os horários de entrada acabam ficando um pouco mais restritos. Tem dia que você pode entrar até às 22h, por exemplo. Aos sábados, a galeria fecha às 18h. Mas varia bastante. É importante acompanhar. Aqui, indico três lugares incríveis: o café-bar Setzer, o bar Mandíbula (com ótimas festas!) e a livraria-biblioteca Tapera Taperá.

 

 

Biblioteca Mário de Andrade

Biblioteca Mário de Andrade. São Paulo. Foto: Jose Cordeiro/SPTuris.

A biblioteca Mário de Andrade é um espaço com uma das maiores bibliotecas do país, com um acervo incrível de livros raros e documentos. Além disto, está sempre oferecendo atividades culturais como peças de teatro, exposições artísticas, música ao vivo no terraço e saraus de poesia. É a única biblioteca do país que funciona 24h. Sim, 24 horas! É incrível e vale muito a pena a visita também para analisar a arquitetura deste prédio histórico.

 

Praça Roosevelt

Crédito: site cidade de São Paulo/ divulgação

É aqui que estão concentrados os bares e os teatros mais deslocados da cidade! A praça é um espaço de efervescência cultural. Ali você vai ver uma galera ensaiando bloco de carnaval, gente andando de skate, slams de poesia ou simplesmente, conversando e bebendo ao ar livre. Se você quiser ir ao teatro, sugiro duas Companhias incríveis e tradicionais, os Satyros e os Parlapatões. De bares, o Bar do Zé e o Le Kitsch são ótimas pedidas!

 

Nutrisom

Nutrisom/ divulgação

Voltado para o público ovolactovegetariano, o Nutrisom é um restaurante de uma família adventista (por isso, não abre aos sábados), que trabalha com uma diversidade deliciosa de pratos que são disponibilizados na forma de buffet. Portanto, você paga um valor fixo e tem acesso às saladas, pratos quentes, sobremesas, sucos, café e chá. Sério! É um dos lugares mais deliciosos que eu já comi. Dá um pulo lá que você não vai se arrepender.

 

Espero que você tenha curtido este roteiro em que separei os lugares mais incríveis da região central da cidade e em que você pode desfrutar o melhor dela. Desta forma, separei lugares diversos como cafés, parques e praças e centros culturais. Me conte quando experimentar esse roteiro. Tenho certeza que vai adorar!

Faça um comentário
Thaís Carneiro
Ex-colaboradora do M pelo Mundo e autora do blog Mulheres Viajantes.

Leia também:

Aviso

A reprodução total ou parcial do conteúdo publicado no M pelo Mundo, sem a autorização do site, é proibida pela Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.